Alguns passos podem otimizar todo o processo de tomada de cor, otimizando a comunicação e recursos na execução de restaurações dentais, são eles:
Tenha claro um plano de tratamento e que todos os envolvidos possam estar cientes dele. Pode acontecer de ser necessário que uma reabilitação com restaurações unitárias sejam confeccionadas e instaladas em etapas diferentes do tratamento, então é importante que nesse processo a tonalidade dental desejada, e possível, seja estabelecida desde o início. Assim, facilitando o registro dos processos e que os mesmos materiais e técnicas sejam usados desde a primeira restauração até a última necessária.
Antes de qualquer avaliação de cor a dentição precisa estar higienizada. Parece básico, mas se antes da tomada de cor o paciente tiver consumido algum alimento corante, ou não tenha higienizado suficientemente a dentição removendo o biofilme, diferenciações de tonalidades ficarão evidentes quando posteriormente o paciente realizar uma limpeza mais profunda.
A avaliação de cor precisa ser feita preferencialmente antes da realização do preparo dentário. Com exceção de preparos que removam amálgama ou resinas com cores alteradas, conforme é conduzido o processo de preparo dental, a dentição vai se desidratando, dando a impressão de ter uma tonalidade mais clara, então realizar a tomada de cor antes do preparo, ou ter o cuidado de reidratar o dente, proporciona a avaliação no estado natural do dente.
Cuidado com a iluminação do ambiente, ela influencia na avaliação. A cor que observamos é o resultado da iluminação refletida na dentição, então caso essa luz seja excessivamente forte, amarelada, azulada ou outra tonalidade, essa variação influenciará na avaliação da cor, e fica muito evidente nos registros fotográficos. A recomendação é que seja realizada com uma luz amena, como a luz do dia, ou uma luz de cor neutra (mais branca), evitando-se o uso do refletor das cadeiras, que são fortes e amareladas.
A avaliação de cor comparando escala de cor e dente deve ser feita de forma rápida e com pausas, porque o olho vai se fadigando com a observação fixa, sofrendo alterações na percepção, diminuindo a capacidade de diferenciação das nuances. Uma boa estratégia é fazer comparações no intervalo de 40 seg, intercalando com a observação de algo na cor azul, promovendo um "descanso" dos olhos.
Caso a cor dental necessária não corresponda exatamente com uma cor da escala, avalie cada terço do dente individualmente. As cores das escalas representam padrões que foram obtidos com os estudos de seus fabricantes, mas é muito comum que um dente natural esteja fora do padrão da escala, porém aplicando os conceitos de Munsell* conseguimos analisar a coloração com mais facilidade.
AVALIANDO COR COM OS CONCEITOS DE MUNSELL
Aplicando os conceitos de Munsell, utilizando como ferramenta referencial as escalas de cor, devemos:
1° Encontrar o matiz e saturação, na qual a partir da cervical do dente identificamos se o tom "amarelado" do dente esta "puro", alaranjado ou amarronzado, e a intensidade desse tom.
2° Encontrar o valor do esmalte, a partir do terço incisal ou oclusal, determinar a quantidade de translucidez do esmalte dental.
Com apenas essas duas etapas o processo de avaliação e comunicação da cor se torna muito mais fácil, e a figura abaixo ilustra essa relação de cor e terço dental.
8. Se possível também mapeie a oclusal dos dentes posteriores. Isso possibilita que as coroas não tenham uma pobre ou excessiva caracterização oclusal, atribuído pela prática do técnico
9. Se possível faça fotos. Se "uma imagem vale mais que mil palavras", uma boa foto otimiza o tempo que as vezes é necessário ser despendido pela interpretação textual que a descrição de uma cor pode requerer. (Mais sobre esse assunto em breve)
10. Para realizar fotos é importante que na composição da imagem tenha uma escala de cor. Registrar a cor dental sem qualquer escala não oferece aos demais profissionais uma referencia para que as comparações e avaliações sejam feitas, ainda mais que a luminosidade do ambiente influencia na captura da imagem. Então é importante que se o registro fotográfico for realizado, que escalas de cor sejam utilizadas.
REFERÊNCIAS:
VITA SYSTEM 3D MASTER , Manual de Utilização, por VITA Zahnfabrik